A Enfermagem

Qual a justificativa que ouvimos sobre o ensino da disciplina de ética e bioética para acadêmicos da área da saúde?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual a justificativa que ouvimos sobre o ensino da disciplina de ética e bioética para acadêmicos da área da saúde?

Mensagem  cassia campos em Ter 12 Mar 2013 - 17:59

Qual a justificativa que ouvimos sobre o ensino da disciplina de ética e bioética para acadêmicos da área da saúde?

- Que o exercício do cuidar, a compaixão, o colocar-se no lugar do outro e a bondade são atributos inerentes à nossa espécie (homem), nos tornando então uma referência da promoção da saúde , uma espécie de doação de corpo e alma do conhecimento e da arte das técnicas dele utilizadas para beneficiar o paciente.
Detemos reponsabilidades deveres e direitos nos delegado de prolongar a vida e diminuir o sofrimento o quanto nos for possível e que nunca nem por erro nem por omissão provocar a dor ou a morte voluntariamente. Devemos respeitar o corpo humano e a alma (maiores bens que o ser possui), guardar sigilo, manter postura e também agregarmos a estes atributos muitas vezes a condição de confidentes, prescrutando o íntimo de secretas emoções e sentimentos e o mais importante: a confiança que decorrerá desta relação.
Então concluímos que na universidade é pregado, enfatizado e ensinado valores morais, princípios, caráter e suas premissas para que norteiem estes futuros profissionais, enfim chegamos ao Principialismo .
Portanto subentende-se que o ensino da ética tem como fim a educação destes acadêmicos inoculando-lhes valores e moldando-lhes o caráter para obter as mínimas virtudes necessárias á uma consciência e consequentemente uma conduta ética/profissional adequada aos parâmetros esperados pelas instituições de ensino.
Infelizmente oque tenho presenciado, lido, acompanhado através dos meios de comunicação é um quadro deprimente do detrimento ético e da arrogância destes profissionais que após se formarem entram em conflito social com o sistema público de saúde se esgueirando através de atos ilícitos utilizando-se de pessoas leigas, ignorantes e desprovidas economicamente.
Devemos fazer uma reflexão sobre o ensino de ética nas escolas e universidades, e questionar sobre a insatisfação destes recém formados que concluiram seu aprendizado técnico mas não o ético moral e que ambos são completamente diferentes.

Question Cássia Campos.

cassia campos
Membro
Membro

Categoria : Estudante
Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum